Destaques Empresariais

Onde é o Fundo do Poço?

Posted on: 12/11/2015

Por Júlio César Zanluca – coordenador dos sites Portal Tributário e Portal de Contabilidade

“Fundo do poço” é uma expressão utilizada para significar crise, o pior, etc.

Exceto para os bancos (que continuam a lucrar maravilhas e ganhar dinheiro como nunca no Brasil), os demais empreendimentos estão amargando enormes quedas de receita, lucros e tendo que dispensar precioso pessoal qualificado, treinado durante anos. O desemprego se alastra entre os profissionais de alta categoria – indicando que esta não é uma “marolinha” nem uma “crise passageira”.

Sem entrar nas questões políticas (que são muitas, e origem da atual bagunça administrativa pública neste país), só podemos (como empresários e trabalhadores) perguntar: onde é o fundo do poço?

Sinceramente, não sei. Pensei que já tivéssemos passado o pior, em agosto ou setembro deste ano. Mas me enganei. O desemprego continua recorde e as vendas do comércio e indústria continuam caindo, apesar do final do ano (época tradicionalmente boa para vendas, por causa do Natal e festas de final de ano).

Qualquer exercício de futurologia, neste momento, é absolutamente inútil. Aí vão algumas recomendações:

  • se você é empregado, mantenha seu emprego, mostre seu valor, produza mais!
  • se você é empreendedor, invista em produtividade e inovação, tente segurar o pessoal mais qualificado e produtivo, corte impiedosamente despesas e custos desnecessários (evite esbanjar dinheiro em publicidade), faça planejamento tributário, repense o negócio, incentive e motive sua equipe, exporte, crie novos mercados para seus produtos e serviços!

Compreenda que os bons tempos acabaram. A conta chegou. Os políticos destroçaram este país (e continuarão tentando fazê-lo), com suas ideologias e delírios estatizantes e manias de grandeza carismática e populismo marketeiro. Agora que todos sabemos que este é o país dos bancos (fuja deles!) e vilões eleitos ao poder (não dependa deles!), vamos evitar olhar para o fundo do poço (se é que ele existe…) e vamos olhar para cima. O empreendedor brasileiro é o herói deste país, dele dependem milhões de empregos e de evitarmos o colapso social e econômico. Vamos em frente!

Tags: , ,

1 Response to "Onde é o Fundo do Poço?"

Este artigo retrata o panorama do Brasil atual. Parabéns Zanluca pela explanação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: