Destaques Empresariais

Trabalhar sem Método Eficaz é o Mesmo que Remar com as Mãos: não Rende

Posted on: 19/10/2015

Gilmar Duarte – 19.10.2015

Quando vamos a algum evento promovido por entidades beneficentes observamos algumas pessoas imbuídas de boa vontade para ajudar, mas atarantadas, sem saber executar o serviço de forma organizada e produtiva. Exemplo comum ocorre quando se vai buscar a feijoada para comer em casa. Diante da entrega lenta e sem planejamento, a fila cresce cada vez mais. Normalmente compreendemos a situação e temos paciência com elas.

No dia a dia, a paciência que sobra nas atividades voluntárias falta nas comerciais. O cliente insatisfeito com o atendimento vai comprar de concorrentes melhor preparados, que utilizam métodos eficientes capazes de fazer o trabalho fluir com a leveza de uma andorinha que desliza no ar.

O que é um método? Qual é o melhor? Com o auxílio da Wikipedia, vamos analisar alguns métodos em áreas distintas:

  • Em filosofia, o método delimita o modusde obtenção do conhecimento;
  • Em ciência, o método científico é constituído por uma série de passos codificados que se têm de tomar, de forma mais ou menos esquemática, para atingir um determinado objetivo;
  • Em engenharia de software, um método é uma “receita” técnica para a produção de software;
  • Em música, é um manual para ajudar os alunos a aprender a tocar um instrumento.

Portanto, é possível definir que método é a escolha de um caminho a seguir para executar determinada tarefa, ou ainda, a maneira de ordenar a ação de acordo com certos princípios. Dentre os diversos caminhos disponíveis para executar a mesma tarefa devemos identificar e adotar o mais eficiente.

Todas as atividades, como o estudo, o trabalho e o lazer, entre outras, serão mais produtivas quando a execução for estudada e debatida, principalmente se ao final for possível descrever o método mais eficiente, que defina a forma de fazer com mais praticidade, menor custo financeiro ou esforço dispendido para atingir o objetivo estabelecido.

A título de exemplo citamos a tarefa de precificar serviços e/ou mercadorias, bastante trabalhosa e muitas vezes concluída com total insegurança. Isto acontece com empresários que desconhecem metodologias e ferramentas já disponíveis, capazes de facilitar a tarefa, que não caem do céu. Além disso, é preciso que, além da vontade de resolver o problema, o empresário dedique tempo para conhecer as opções disponíveis a fim de escolher aquela que melhor se adequa à sua realidade.

Gilmar Duarte é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor dos livros “Honorários Contábeis” e “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e membro da Copsec do Sescap/PR.

Com esta obra o pequeno e médio empresário terá condições de compreender a importância da precificação correta para a sobrevivência de qualquer organização e comprovará que a mesma é menos complexa do que parece, sentindo-se motivado a implantá-la na sua empresa prestadora de serviços!Totalmente atualizada e com linguagem acessível! Como Ganhar Dinheiro na Prestação de Serviços

Mais informações

Potencialize os ganhos da sua empresa!

Comprar

Clique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: