Destaques Empresariais

Crise e Planejamento Tributário

Posted on: 11/05/2015

por Júlio César Zanluca – coordenador do site Portal Tributário

Crise é uma palavra constante na seara empresarial. Interferências governamentais, dólar em alta, queda de vendas, ambiente econômico desfavorável, queda da renda dos consumidores, aumento de tributos e outros fatores tendem a fragilizar negócios.

No afã de recuperar vendas, os gestores esquecem-se de outras frentes igualmente úteis para superação de crises, como a otimização de recursos (via redução de desperdícios, revisão de custos e ajuste de despesas) e o planejamento tributário.

Por ter características tipicamente técnicas, o planejamento tributário é frequentemente deixado em “piloto automático”, na suposição que alguém, no passado, pensou neste assunto e tudo transcorre conforme o planejado. Ledo engano! As mudanças na legislação tributária são diárias, e uma revisão regular dos mecanismos e novas possibilidades é imprescindível.

Não basta o contador dizer que “pagamos o imposto devido conforme a legislação” ou que “já fizemos trabalho de recuperação de tributos” ou outros chavões ouvidos nos ambientes corporativos – planejamento implica em revisão, análise, comparação, busca de novas alternativas lícitas, etc.

Um típico exemplo de planejamento tributário no piloto automático é o crédito de juros da TJLP. Ora, este crédito só é interessante quando, de fato, há lucro tributável (na opção pelo lucro real). Optando a empresa no lucro presumido (ou mesmo o Simples Nacional), ou mesmo na ocorrência de prejuízo no exercício, o pagamento de tais juros é dinheiro jogado fora! Alguém de sua equipe está analisando isto?

Outro planejamento que pode ser um tiro pela culatra é a opção de benefícios fiscais do ICMS, mantendo-se uma filial em outro estado só para obter tais benefícios. Ora, com vendas em queda, custos elevados de mão-de-obra e logística, etc. alguém está medindo se, de fato, compensa toda esta estrutura extra para aproveitar o dito benefício?

Planejamento tributário não é estanque, nem é piloto automático. É uma verdadeira opção de planejamento financeiro, gerando recursos (desde que bem aplicado).

Conheça técnicas de planejamento tributário através das obras:

Pague menos Imposto usando a Lei a seu favor! Uma coletânea de mais de 100 ideias totalmente práticas para economia de impostos! Linguagem acessível abrange os principais tributos brasileiros, além de conter exemplos que facilitam o entendimento. Clique aqui para mais informações. Reduza legalmente o valor de tributos pagos! Contém aspectos de planejamento fiscal e demonstrações de como fazê-lo. Pode ser utilizado por comitês de impostos como ponto de partida na análise de planejamento. Clique aqui para mais informações. Uma  explanação prática e teórica sobre as diversas formas de recuperação tributária - sua contabilidade pode esconder uma mina de ouro - você precisa explorar estes recursos! Explanação prática e teórica sobre as possibilidades legais de redução do imposto, créditos, benefícios fiscais e regimes especiais. Benefícios e Créditos admitidos por Lei.  Utilize esta obra para Economia Tributária!Clique aqui para mais informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: