Destaques Empresariais

Como Fazer Análise das Demonstrações Financeiras

Posted on: 10/03/2015

No mundo empresarial, não basta produzir, estocar, vender, lucrar.

É necessário, também, avaliar se as atividades estão suficientemente condizentes com a expectativa que delas se espera.

Por exemplo: – qual o retorno efetivo dos meios de produção (ativos) na apuração de resultados (lucros)?

Ou: – o resultado (lucro) é condizente com o que se esperaria de uma empresa similar na mesma área de atuação, ou está abaixo (ou acima) desta expectativa?

Ou: – qual o custo de financiamento (despesas financeiras excedentes às receitas financeiras) do capital utilizado do negócio?

Estas e outras questões precisam ser avaliadas, medidas, reavaliadas, analisadas e acompanhadas em conjunto pelo método denominado “análise das demonstrações financeiras“.

De forma tradicional, as empresas fazem tais avaliações anualmente, gerando suportes para alterações em planejamentos, orçamentos e estabelecimento de metas de produtividade, lucro e outros indicadores de desempenho.

Entretanto, com a rapidez da deterioração do quadro econômico nacional (retração das atividades negociais) em 2015, recomenda-se que estas análises sejam aceleradas, fazendo um acompanhamento com base nos balancetes mensais.

A partir das demonstrações financeiras (“balanço”), fazem-se análises dos principais índices econômicos, como, por exemplo:

Índices de Liquidez (solvência financeira)

Índices de Estrutura

Índices de Eficiência (atividades)

Índices de Rentabilidade

Comparam-se referidos índices e análises, de forma individual e entre si, com os históricos anteriores, ou mesmo com as projeções orçamentárias e metas estabelecidas anteriormente, firmando entendimentos das correções, rumos e novas metas a serem estabelecidas.

O objetivo final não é apenas avaliar e corrigir, mas dar instrumentos aos gestores do negócios na condução da viabilidade econômica e financeira do empreendimento.

Também esta metodologia é utilizado para os fornecedores de crédito e investidores, visando avaliar se o negócio que pretendem é seguro e rentável, com possibilidade de sucesso.

Conheça uma obra especificamente voltada a este assunto:

Guia Prático para Avaliação e Indicadores das Demonstrações Contábeis! Aspectos Práticos e Exemplificados de Análises Financeiras. Com linguagem acessível, a obra facilita ao usuário a análise de balanços, mostrando as principais técnicas e cuidados necessários a serem tomados no momento da realização das análises.Clique aqui para mais informações. Análise das Demonstrações Financeiras

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: