Destaques Empresariais

4 Dicas para o Fluxo de Caixa Empresarial

Posted on: 03/03/2015

O fluxo de caixa é um processo muito delicado para qualquer empresa ou negócio, pois é onde é mensurado o que entra e o que sai de dinheiro e bens de uma empresa ou indústria.

Através de um bom fluxo de caixa operacional a empresa tem uma real noção do que a mesma pode gastar, fazendo com que o negócio tenha uma vida financeira melhor e mais realista perante ao mercado e caixa. Caso a empresa não tenha um bom controle de caixa sobre as demandas credoras e devedoras a chance da mesma falir é alta.

Separamos 4 dicas para ter um bom fluxo de caixa para empreendedores que estão entrando agora no mercado.

1 – Seja Criterioso.

O empreendedor deverá ser critico fazendo com que a empresa gere um percentual de lucro maior que o os gastos, para isso ocorrer aconselhamos fazer uma boa avaliação sobre a capacidade de lucro de sua empresa bem como ter uma boa noção sobre quais são seus reais volumes de negócios.

Quando for executar as avaliações financeiras da empresa o empreendedor deverá ter o bom senso de tomar medidas que visem garantir o retorno financeiro, seja uma queima de estoque, ou até mesmo fazer uma revisão de contratos de clientes antigos para reformular os honorários. Muito importante é que o empreendedor reveja o fluxo de caixa diariamente fazendo com que tenha projeções e não tenha surpresa.

2- Faça planos em curto, médio e longo prazo.

É muito importante que o empreendedor saiba bastante sobre o fluxo de caixa para ter uma noção e criar projeções  e estratégias de vendas para os próximos meses. Aconselhamos que essa projeção seja feita 4 messes retrocedentes  para que a empresa esteja preparada para antecipar futuros problemas e fazer disso uma estratégia pré determinada.

3- Controle de estoque.

Em empresas que tem como mercadorias e produtos tangíveis o estoque é um setor muito importante para a mesma. Tenha em mente exatamente qual a situação atual de seu estoque, avaliando quantidade, valores, clientes e possibilidade de venda. O ideal é não ter nem muito e nem pouco produtos no estoque, descartando a possibilidade de acumularem e acabarem sendo encalhado e não tendo saída principalmente quando o produto oferecido for sazonal, fazendo com que a empresa tenha gastos de armazenamento e logística.

4- Utilize ferramentas para ter um melhor controle.

Para ter um bom fluxo de caixa é preciso ter um bom controle de entradas e saídas como mencionamos acima. Por esse motivo o empresario não pode abrir mão de ter boas ferramentas que tornem essa tarefa mais segura, rápida e prática.

Hoje em dia o empresário pode contar com novas tecnologias e softwares de gestão para o fluxo de caixa.

Clique aqui para baixar uma planilha para formação do fluxo de caixa

Fonte: site http://www.komcorp.com.br

Utilize a Contabilidade como Ferramenta de Gestão Empresarial! Fluxo de Caixa, custos, ponto de equilíbrio, orçamento e outros temas de gerenciamento das empresas. Exemplos de como utilizar a contabilidade para administração de negócios! Clique aqui para mais informações. Contabilidade Gerencial

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

Comprar

Clique para baixar uma amostra!

1 Response to "4 Dicas para o Fluxo de Caixa Empresarial"

Excelente artigo! obrigada!
Amigos, para quem tiver interesse tem planilha de fluxo de caixa e mais algumas gratuitas neste site: http://excelpratico.com/modelos-planilhas

Abraços!
Cláudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: