Destaques Empresariais

Como Estabelecer Parâmetros para Preços de Produtos e Serviços?

Posted on: 28/11/2014

O empreendedor necessita parametrizar preços de seus serviços e produtos de maneira correta, pois estabelecer preços aleatoriamente pode significar prejuízos, perda de mercado e até o fechamento de um empreendimento.

Um dos parâmetros mais óbvios é pelo preço de mercado. Se o produto ou serviço tiver diferencial competitivo, poderá ser oferecido por valor superior ao da concorrência.

Porém, na prática, há um limitador de preço que o consumidor estabelece com base em pesquisa – então a fixação de preço por patamar superior ao dos concorrentes somente deve ser praticado se a percepção de valor (ganho para o consumidor) é relevante, nitidamente visível ou atraente (por exemplo: frete grátis, qualidade notadamente superior, seguro estendido ou outros serviços que o consumidor tende a valorizar).

Mas o parâmetro “preço concorrencial” pode levar a manutenção de uma linha de produtos e serviços que não são atraentes, em termos de rentabilidade (preço menos custo).

Mesmo que os preços estejam bem definidos em relação ao mercado, o empreendedor precisa vislumbrar, individualmente, quanto custa cada produto e serviço oferecido, bem como conhecer sua “margem de lucro”. Obviamente, irá investir mais significativamente na linha de produtos e serviços cujo “lucro” seja mais relevante.

O cálculo de custos individualizados precisa ser checado periodicamente (ao mínimo trimestralmente), baseado em informações específicas (como custo de reposição de matérias primas, custo de mão de obra direta e outros custos diretos), além de incorporar os custos tributários, de comissões, fretes e outras despesas variáveis (como taxas de cartão de crédito cobrado das administradoras no recebimento das cobranças) e despesas registradas na atividade (como aluguéis, pró-labore dos sócios e itens periódicos registrados contabilmente).

Para uma melhor compreensão e aprofundamento do tema, recomendamos a leitura da obra:

Procedimentos para determinar custos e formar preços de venda. Obra eminentemente prática, contendo passo-a-passo nos cálculos de custos e fixação de preços de venda. Exemplos práticos para fixação de mark-up para preços dos produtos. Clique aqui para mais informações. Apuração de Custos e Formação de Preços de Venda

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: