Destaques Empresariais

2015: Alternativas Empresariais

Posted on: 20/11/2014

por Júlio César Zanluca – coordenador do Portal Tributário

O cenário empresarial para 2015 não é dos mais otimistas, tendo em vista os aumentos de juros, queda na renda dos trabalhadores, expectativa de inflação e menor investimento público e privado em geral.

Antes de sair em disparada para “consertar” o faturamento e elevar receitas, os planejadores precisam aferir quais alternativas são viáveis para que o negócio sofra menor impacto, se confirmadas as tímidas projeções para o desempenho da economia brasileira em 2015.

Não basta “correr” para obter receitas, é necessário analisar se os custos correspondentes estão suficientemente abaixo das respectivas receitas. Custos altos implicam aumento da necessidade de capital de giro, que, como sabemos, são onerados pelos altos juros praticados pelas instituições financeiras.

Uma ideia é capitalizar a empresa através de chamada de aumento de capital, ou restringir o pagamento de juros ao mínimo legal, para suporte do capital de giro.

Também viabilizar redução de custos através de programa de redução de desperdícios, substituição de fornecedores, terceirização, entre outros.

Na área tributária, enfocar o planejamento tributário, especialmente a recuperação de créditos tributários. Este item tem sido esquecido por muitos planejadores, que deixam rios de dinheiro escondidos na contabilidade, sem utilizá-los adequadamente e de forma legal.

É sabido que o Governo Federal deve elevar a tributação do IPI e majorar outros tributos para perseguir o superávit fiscal, tão necessário à credibilidade das contas públicas. Desta forma, o empreendedor precisa viabilizar alternativas para minimizar sua carga fiscal, reduzir custos de produção ou estoques, bem como gerir o capital de giro para enfrentar o cenário adverso que está sendo vislumbrado pela frente.

Uma  explanação prática e teórica sobre as diversas formas de recuperação tributária - sua contabilidade pode esconder uma Recuperação de Créditos Tributários

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: